A Orquestra Big Band FUNCEC, integrante do projeto cultural da FUNCEC, foi criada em 1998 pela gestão do o professor Teophilo Domingues, e para isto contou com o apoio incondicional do maestro Antônio Carlos Marun, diretor da Corporação Musical Guarani que disponibilizou os músicos da banda para esta ideia movedora na região.

 A Orquestra foi criada para o lançamento do projeto cultural da Funcec e foi parte fundamental do grande espetáculo  “FUNCEC PELO MUNDO”, um espetáculo de grande porte,  que mais tarde tornou-se uma tradição  em João Monlevade com quatro apresentações por quatro anos consecutivos. O espetáculo FUNCEC PELO MUNDO tratou-se de uma revista musical em que participaram dançarinos, cantores e corais com figurinos requintados.
O espetáculo foi composto por 300 pessoas, alunos e funcionários das escolas mantidas pela Funcec (Centec e IES/Funcec) e pessoas da comunidade  monlevadense e região, todos acompanhados pela Orquestra Big Band, dirigida pela maestrina Andreia de Carvalho, com arranjos do maestro Nestor Lombida Hunt. O espetáculo foi idealizado e dirigido pelo diretor artístico o cubano,  Enrique Valladares Fernandez e patrocinado pela Belgo Mineira , atualmente Arcelor Mittal.  

A partir desse “ponta pé inicial” a Orquestra Big Band Funcec tornou-se um produto cultural do Médio Piracicaba realizando brilhantes apresentações na região do Médio Piracicaba e outras cidades de Minas Gerais através do projeto Orquestrando pelo Vale, patrocinado em suas quatro primeiras edições pela Belgo Mineira, através da gestão da Funcec.
Ao longo dos dezesseis anos de trabalho artistico foi atração principal de grandes eventos na cidade de João Monlevade e região. Também realizou diversas apressentaçoes artistico-culturais através de projetos de Lei de Incentivo à Cultura na região e outras cidades do  estado de Minas Gerais.  Outras apresentações foram realizadas por convite das prefeituras e entidades do Médio Piracicaba.


 A Orquetra foi auspiciada pela Funcec durante quatorze anos, ofereceu bolsas de estudo aos músicos e filhos dos músicos. Anos se passaram desde sua criação. Passou por momentos felizes e também difíceis, até chegou a ficar inativa por dois anos consecutivos por falta de patrocínio.
Composta atualmente, por 20 músicos da cidade de João Monlevade e Belo Horizonte, conta com a direção do maestro, Rogerio Moreira Campos, possui um repertório de mais de 80 músicas, muitas delas acompanhadas do cantor  Ricadene Júnior.    
Em suas apresentações a Orquestra Big Band interpreta clássicos da MPB, passa pela música clássica e pop, além de músicas consagradas em versões de Glenn Miller, Ray Conniff, Henry Mancini e outros.


Vista e ouvida desde sua criação, em 1998, por, aproximadamente, 150 mil pessoas, a ORQUESTRA BIG BAND FUNCEC é um dos mais promissores e gratificantes investimentos da Fundação, cuja consolidação deu-se pelo comprometimento de todos os seus integrantes, desde a equipe de produção a executores.
Em sua trajetória, a Orquestra passou por três regentes experientes do ramo. Quando criada, foi regida pela Maestrina Andréa de Carvalho, Bacharel em Trombone pela Escola de Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, ano 1995. Passando, depois, pelo maestro Nestor Lombida Hunt, Maestro e Arranjador, cubano, formado na ENA (Escola Nacional de Arte) de Cuba, na especialidade de Musicalização e Sonido, com curso de arranjo e musicalização. A seguir, a Orquestra foi regida por Rogério Moreira Campos, graduado em Trompete, em 1997, pela Escola de Música da UFMG, com vários outros cursos. No ano 2007 e até 2009 a Orquestra voltou a ser regida pela Andréa de Carvalho.   
Em 2010 a Orquestra era regida novamente pelo Diretor titular Nestor Lombida Hunt, também diretor da Orquestra Big Band, do Palácio das Artes e da Pró-Music, de Belo Horizonte. A patir de 2012 a orquestra Big Band Funcec entra num período de recesso por falta recursos, dependendo unicamente da captação de recursos de projetos de lei de incentivo a cultura e outros patrocínios, apoios e parcerias. 
Em 2013 e 2014, a Orquestra Big Band Funcec volta a atuar sob regência do maestro Rogério Moreira Campos e realiza a quinta edição do projeto “Orquestrando pelo Vale”, através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, artigo 18º. A edição teve o patrocínio das empresas Grupo Embraterr, GASMIG e Bio Extratus Consmetics, além do apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (AMEPI). Para este projeto contou com a parceria da Asociação dos Aposentados de João Monlevade, local da cede e Requinte Noivas. Foram realizadas no mês de novembro duas apresentações em João Monlevade e Alvinópolis respectivamete e em março em Nova Era. As exibições reuniram um grande público, para seu estilo, tanto em lugares fechados como em praças abertas.

A Orquestra Big Band Funcec é considerada um patrimônio regional agregando  valores que contribuem para o cumprimento da missão norteadora da FUNCEC contribuir para o alcance cultural da cidadania plena nas comunidades em que estão inseridas.

 

 

 

 
 
culturafuncec@gmail.com
 
Hospedado por:
Copyright © 2014 Todos os direitos reservados
Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade - FUNCEC

Escritório Central - rua: Ayres Quaresma, nº44,
Centro, João Monlevade - MG.
CEP:35.930-016.
Telefone: 3852-4258 / 9800-4661 / 8760-7739
.
Desenvolvido por: